Governo Bolsonaro suspende temporariamente exames de HIV, Aids e hepatite C no SUS

O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, publicou no último dia 2 uma nota informativa alertando sobre a suspensão das coletas de amostras para exames de genotipagem do HIV e hepatite C. 

A justificativa da suspensão dos exames no Sistema Único de Saúde (SUS) é o fato de o governo Bolsonaro ter deixado vencer o contrato com a empresa que os realizava desde 2015. Segundo reportagem do Correio Braziliense, no início de outubro, o ministério iniciou o processo de licitação para buscar uma nova empresa fornecedora do serviço. A empresa escolhida, contudo, não enviou os documentos exigidos dentro do prazo, o que exige do MS a abertura de um novo processo de licitação. A abertura do novo pregão está prevista para esta terça-feira (08/12) e a expectativa de retomada dos exames é para janeiro.

A nota informativa do governo diz que para minimizar os prejuízos aos pacientes, foram estabelecidas orientações específicas para cada um dos agravos. O Departamento ainda está avaliando a melhor estratégia para atender as pessoas com hepatite C que necessitam de genopagem. Sobre os pacientes vivendo com HIV/aids, o Departamento informou que neste momento serão coletados e processados apenas exames de genotipagem em crianças com menos de 12 anos e gestantes.

Vale lembrar que em fevereiro deste ano, Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que uma pessoa portadora de HIV representa “uma despesa para todos no Brasil”, além de “um problema sério para ela mesma”. O comentário foi dito enquanto ele defendia a ideia da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, de que a abstinência sexual deve ser apresentada como método contraceptivo.

Confira o documento na íntegra

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!