Pela primeira vez em 60 anos, Miss Brasil terá candidata trans na disputa pela coroa

Pela primeira vez em 60 anos o concurso de beleza Miss Brasil terá uma participante transgênero! Trata-se da goiana Rayka Vieira, de 26 anos, que irá concorrer a coroa nesta quinta-feira (19/08), às 21h. A candidata eleita Miss Brasil ganha uma vaga para a disputa no Miss Mundo, que até hoje também não teve candidata transexual. 

Desde o anúncio de sua candidatura, em setembro do ano passado, na coluna “de faixa a coroa”, do jornal Folha de S. Paulo, a vida da goiana virou de ponta cabeça. “Demorei para assimilar. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer na minha vida, já que oportunidades são raras para a comunidade LGBTQIA+. Hoje já absorvi melhor e posso dizer que estou muito feliz de viver este sonho”, contou a candidata que irá defender a faixa de Miss Centro Goiano. Em um país que mais mata trans no mundo, Rayka também passou a receber ataques desde o início de sua candidatura. “Chegaram até mim inúmeras críticas, ofensas, piadas, ironias, agressividades, machismo. Isso me deixou mais assustada, e, com certeza, contribui para minha ausência momentânea da internet. Tive receios de postar qualquer coisa, me posicionar, falar…”, relatou à Folha.

Quero deixar um legado de que o inimaginável pode ser imaginável. Acho que os concursos de beleza nunca mais serão os mesmos depois de mim. Sou a primeira mulher trans em um concurso de Miss Brasil, mas espero que não seja a última“, ressalta Rayka. A miss também diz que está preparada para vencer e representar o Brasil no mundial: “Se eu ganhar, vou linda para o Miss Mundo, e sei que vai ser incrível. Seria incrível, e acho que eu caio durinha no chão de emoção. Estou preparada e tenho certeza que usarei esse posto para ajudar outros jovens, mulheres e da comunidade LGBTQIA+. Quero inspirar o empoderamento de mulheres que, assim como eu, trans ou cisgênero, têm medo e se sentem fracas para realizar seus sonhos”, conta. Já tem a nossa torcida!

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!