Foto: Rayana Azevêdo

LGBT+60: episódio de websérie mostra os bastidores emocionantes de casamento de idosas

Estou no meu dia de princesa”. Foi com essas palavras que Willman Defacio, de 76 anos, definiu o momento pouco antes de se casar oficialmente com Ângela Fontes, de 71. As duas vivem juntas há 28 anos e o casamento era um sonho antigo.

No mês do Orgulho LGBT+, comemorado em junho, o site #Colabora lançou um episódio especial da série “LGBT+60” protagonizado pelas noivas com os bastidores do tão esperado dia. A cerimônia para poucas dezenas de convidados aconteceu em São Paulo, em outubro de 2021. Porém, o filme só ficou disponível agora pelas mãos do jornalista e roteirista Yuri Alves Fernandes

Entre os presentes, familiares e amigos, grande parte composta por pessoas LGBT+ com mais de 50 anos e membros da ONG Eternamente Sou – um centro de convivência que luta em prol de um envelhecimento ativo, digno e acolhedor para as minorias LGBT+ na terceira idade. A organização foi a responsável por realizar o evento na Boate Tunnel, uma das mais tradicionais da capital paulista. Ângela e Willman se casaram numa celebração religiosa com efeito civil oficiada pelo Reverendo Cristiano Valério, da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo, que tem o respeito à diversidade como um de seus pilares. 

Ângela e Willman foram estrelas da segunda temporada da websérie “LGBT+60: Corpos que Resistem”, publicada também aqui no Pheeno. Na época, Willman intimou a amada: “Está faltando só o casamento”. O pedido oficial veio em grande estilo e de surpresa: no especial “Falas de orgulho”, exibido pela Rede Globo neste ano no mês do Orgulho LGBT+, em 2021. Elas ganharam ainda maior repercussão nacional e entraram na contagem regressiva para o dia do sim.

É uma vitória muito grande pelo fato de sermos duas mulheres. Já sofremos muito preconceito, mas hoje a gente se sente muito feliz e realizada. Esse momento está sendo uma coisa gigantesca na nossa vida”, conta Ângela após já estar devidamente produzida para trocar as alianças. Para ela, outra grande felicidade é servir de inspiração para muitas pessoas LGBT+. O medo da solidão e da própria velhice afeta a comunidade: “Pode-se, sim, viver um grande amor”.

Confira

O episódio “O Casamentoantecede a estreia da terceira temporada da série LGBT+60, que já acumula 1,5 milhão de views no Youtube. As gravações começaram em abril, com previsão de lançamento para o fim de 2023. Em cinco episódios, a nova temporada contará com as participações da ativista Denise Taynáh Leite (74), o jornalista Márcio Guerra (63), a influenciadora Ana Apocalypse (65), a drag queen Luiza Gasparelly (60) e Seu Franco (67). Para esse ano, um olhar sobre as celebrações e o orgulho que vêm junto ou após os 60 anos.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!