Ministério Público denuncia Jean Wyllys por homofobia contra Eduardo Leite

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Porto Alegre, denunciou nesta quinta-feira o ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) pelo crime de injúria contra o governador Eduardo Leite (PSDB).

No dia 14 de julho, houve um bate-boca entre Jean e Eduardo em decorrência da decisão do governador de manter as escolas cívico-militares no RS. Na ocasião, o ex-deputado federal criticou a atitude de Leite e disse que “gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes”. Leite rebateu a afirmação de Wyllys e o chamou de “ignorante”, pois sua fala “em nada contribui para construir uma sociedade com mais respeito e tolerância”. Depois, no dia 17 de julho, Eduardo Leite divulgou um vídeo em seu perfil no X (antigo Twitter) em que declarou que havia aberto uma representação contra Wyllys.

No documento assinado pela promotora de Justiça Claudia Lenz Rosa, o Ministério Público afirma que, com esta atitude, o petista injuriou o governador “ofendendo-lhe a dignidade e o decoro, em razão de sua orientação sexual”.Ao dirigir sua crítica a atributos pessoais da vítima, relacionados à sua orientação sexual, quando poderia limitar-se a crítica do fato, objeto da inconformidade, o denunciado extrapolou a liberdade de expressão e atingiu, deliberadamente e com intenção de injuriar, a honra subjetiva da vítima”, afirmou Leanz

Neste contexto, o Ministério Público pede reparação dos danos causados a Leite e requer a fixação do valor mínimo. O montante a ser pago seria implementado durante o processo, caso a denúncia seja aceita pela Justiça.

VEJA + NO PHEENO TV

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!