Estudo mostra onde no mundo o apoio ao casamento igualitário é mais alto – e mais baixo

O apoio ao casamento homoafetivo varia muito em todo o mundo, com os países da Europa Ocidental mais fortemente a favor, de acordo com uma nova análise do laboratório de pesquisas Pew Research Center, realizada em 32 países nos últimos dois anos.

De acordo com a pesquisa, o apoio foi mais elevado na Suécia, onde 92% são a favor de direitos matrimoniais iguais para casais do mesmo sexo. Outros países da Europa Ocidental não ficaram muito atrás, com 89% de apoio na Holanda, 87% na Espanha, 82% na França e 80% na Alemanha. Cada um desses países legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Já na Itália, onde a legalização vem sendo debatida mas ainda não aconteceu, 73% dos inquiridos apoiaram a igualdade no casamento. No Reino Unido, o apoio ficou em 74% e todas as partes do Reino Unido promulgaram a igualdade no casamento. A situação é muito diferente nos países da Europa de Leste pesquisados ​​pelo Pew, com apenas 41% de apoio na Polónia e 31% na Hungria.

Na América do Norte, 79% dos canadenses e 63% dos residentes nos EUA e dos mexicanos apoiaram o casamento homoafetivo. Enquanto isso, nos dois países sul-americanos pesquisados, houve apoio majoritário à igualdade no casamento – 67% na Argentina e 53% no Brasil. Ambos os países legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Pesquisas na região Ásia-Pacífico mostraram 75% de apoio aos direitos iguais no casamento na Austrália, que aprovou a decisão em 2017. Em Taiwan, o único país asiático onde é permitido, 45% dos entrevistados são a favor e 43% ainda se opunham. Houve apoio majoritário no Japão, Vietnã, Hong Kong, Camboja e Índia. A Indonésia teve o menor apoio entre os países asiáticos, com apenas 5%.

Por fim, na África e no Médio Oriente, o Pew descobriu que 38% dos sul-africanos e israelitas são a favor da igualdade no casamento, mas apenas 9% dos quenianos e 2% dos nigerianos se mostraram a favor. A Nigéria ficou em último lugar entre todos os países pesquisados.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!