Drags criticam papel de Gianecchini em ‘Priscilla’: “Um ciclo que precisa ser quebrado”

Reynaldo Gianecchini aceitou o papel principal em uma das histórias mais emblemáticas da comunidade drag, ‘Priscilla, a Rainha do Deserto’, dando vida a Tick/Mitzi. A escalação do ator para o papel principal tem gerado controvérsias entre a comunidade drag, afinal, eles poderiam ter contratado um artista da causa e de dentro da comunidade. Além do ator, Diego Martins, Verónica Valenttino e Wallie Ruy estão no elenco da peça.

Em entrevista para o F5, as drags Sara e Nina analisaram a escolha de Giane para o papel principal. “Vem crescendo esse interesse em contar as histórias de pessoas trans, drags, travestis. Mas em vez de chamar essas pessoas para narrar suas histórias, chamam pessoas como Reynaldo Gianecchini, que pouco se comprometem, pouco se posicionam, que têm mais passabilidade nos meios onde o dinheiro circula”, disse Gabriel Sanches, que faz a drag Sara.

“O que eu acho mais sério está acima do Gianecchini, afinal é difícil dizer ‘não’ quando você recebe um convite. É preciso ter muita consciência social para dizer ‘esse trabalho não é para mim’. É um ciclo que precisa ser quebrado lá na origem. Quem tem o poder de convidar ele, teria o poder de convidar qualquer outro artista drag e dar oportunidade a quem está à margem há tanto tempo”, completou Nina.

O próprio ator já disse à CNN que estava tendo dificuldade em encarar o desafio. “Só canto no chuveiro. E cantar em um musical é um preparo bizarro. Eu estou estudando. Vou lá todo dia e tento dar o meu melhor. Dançar, estamos falando de níveis de dificuldade: não é só dançar, é dançar num salto 15, porque é uma drag. O nível de dificuldade é gigante”, argumentou o ator.

Víctor Ivanon, que faz a drag Ivana Wonder também criticou a sua postura: “Como alguém cogitou colocar uma pessoa que não é drag para interpretar uma drag? Assim como acho estarrecedor quando consideram não escalar uma pessoa trans para interpretar uma pessoa trasn”, finalizou.

A versão nacional do musical Priscilla, a Rainha do Deserto estreia no dia 07 de junho de 2024, no Teatro Bradesco, em São Paulo.

Arthur Aguiar

Redator do Pheeno, formado em comunicação social e estudante de moda. Apaixonado por contar histórias e explorar culturas.

Você vai curtir!