Instagram censura foto de pais gays com recém-nascido por conteúdo “perturbador”

O Instagram censurou uma foto de dois pais gays segurando seu bebê recém-nascido, afirmando que o registro possui conteúdo “gráfico” e “perturbador”. A imagem foi publicada em 6 de março pela Men Taking Babies, uma organização internacional sem fins lucrativos que apoia homens gays que desejam se tornar pais. A imagem mostrava o casal Sam e David, da Inglaterra, e seu filho Jude.

A mensagem de alerta que apareceu acima da imagem – que não inclui nada além de uma amorosa foto de família – diz: “Conteúdo confidencial. Esta foto pode conter conteúdo gráfico ou violento… [ou] imagens que algumas pessoas podem achar perturbadoras”. Não demorou muito para que internautas reagissem diante da censura. “Que mer**?! Por que o aviso de conteúdo confidencial? Pu*a me**a, isso não está bem! Faça isso com as pessoas heterossexuais também se sentir necessidade, Instagram“, comentou um internauta. “Aposto que se fosse uma mãe isso não teria aparecido”, disse outro.

A censura à imagem foi finalmente removida em 14 de março, após reação dos usuários das redes sociais. Leanna Garfield, gerente do programa de segurança de mídia social da GLAAD, respondeu ao incidente, dizendo que a plataforma possui “falhas graves”. “Mesmo depois que a sobreposição defeituosa foi sinalizada várias vezes para o Meta, demorou mais de sete dias para a plataforma removê-la”, afirmou Garfield. “As sobreposições de conteúdo gráfico são uma ferramenta valiosa para mitigar conteúdo extremo. Isso não deveria incluir algo tão inócuo como uma foto de dois pais com seu recém-nascido”.

“Como a GLAAD destacou em nosso Índice anual de segurança de mídia social, as plataformas suprimem desproporcionalmente conteúdos LGBTQ+, inclusive por meio de remoção, desmonetização e shadowbanning. O relatório deste ano será lançado neste verão”, concluiu Garfield.

Um porta-voz da Meta disse que a censura foi colocada na foto por engano, dizendo ao Metro Weekly: “Pedimos desculpas porque esta postagem foi rotulada erroneamente e desde então foi corrigida”.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!