Criador de conteúdo 18+ explica a origem do point gay na Farme de Amoedo, em Ipanema
Em uma colaboração com o aplicativo de pegação LGBT BKDR, o produtor de conteúdo adulto Fernando Brutto trouxe à tona um aspecto histórico da Praia de Ipanema, especificamente o trecho em frente à Rua Farme de Amoedo, famoso por ser um point da comunidade gay. Em um vídeo divulgado tanto por Fernando quanto pelo aplicativo, ele explica que a popularidade desse local entre o público LGBT remonta aos anos 1970, destacando dois fatores principais que contribuíram para essa transformação.
Segundo Fernando, o primeiro fator está relacionado à ocupação da área por uma elite intelectual e progressista da época, composta por jornalistas e escritores. Além disso, ele explica que, no mesmo período, a construção do emissário submarino de Ipanema, que transportava esgoto para o mar, gerou a criação de dunas devido à construção de um píer no Posto 9. Essas dunas formavam uma barreira visual entre a praia e a cidade, criando um ambiente mais privado e afastado dos olhares conservadores da sociedade. “Daí, meu amigo, você junta duas coisas: um bairro com pensamento mais progressista e uma duna que separa a visão da cidade. O que vai acontecer?”, questiona ele.
Com a combinação, o local se tornou um espaço de liberdade. As chamadas “Dunas da Gal” ou “Dunas do Barato” foram o cenário onde comportamentos antes condenados, como a utilização de biquínis e expressões da cultura LGBTQIAPN+, passaram a ser aceitos. “É atrás dessas dunas em que tudo que era proibido, perseguido ou fosse socialmente condenável, passa a ser aceito”, diz ele. Embora as dunas não existam mais, Fernando ressalta que o espírito libertário daquele pedaço de Ipanema permanece, consolidando a área como um dos pontos de maior diversidade e aceitação no Rio de Janeiro e no Brasil.