Com a premissa de debater a solidão LGBTQIAPN+, “Selva: Solidão” entra em cartaz no Rio
O Teatro Ziembinski, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, recebe durante o mês de novembro o espetáculo “Selva: Solidão”, um monólogo impactante que aborda a solidão vivida pela comunidade LGBTQIAPN+ de maneira profunda e sensível. Com texto assinado por Jefferson Almeida e Vinicius Teixeira, a peça é protagonizada por Vinícius Teixeira e realizada pela A Marica Latina, contando com sessões às terças e quartas-feiras, sempre às 20h, até o dia 27 de novembro.
A trama de “Selva: Solidão” gira em torno de três personagens gays — Jonathan, um atendente de fast food; Luiz Felipe, um garoto de programa; e Antônio, um professor universitário aposentado — que compartilham angústias e experiências que refletem o sentimento de solidão dentro da comunidade LGBTQIAPN+. Em sua construção, o texto convida o público a refletir sobre os impactos de crescer em um ambiente onde afeto, desejo e identidade são questionados e reprimidos pela estrutura heteronormativa e patriarcal que rege a sociedade.
Durante o processo de criação, Vinícius contou que a ideia para o espetáculo surgiu a partir de leituras de artigos e livros de filósofos contemporâneos sobre as vivências LGBTQIAPN+ durante a pandemia. “Percebi como a solidão é uma constante para a nossa comunidade, uma sensação que se intensifica por vivermos em uma sociedade que não acolhe nossos afetos e desejos”, compartilha o ator. “Estar em cena dando vida a três personagens tão complexos, com idades e experiências distintas, é uma experiência enriquecedora, pois embora compartilhem questões semelhantes, cada um manifesta suas angústias de forma única.”
Para Vinícius, produções como “Selva: Solidão” são fundamentais para a visibilidade LGBTQIAPN+ no teatro e em outros espaços culturais, especialmente no Brasil, país que lidera o ranking mundial de assassinatos de pessoas LGBTQ+. “Precisamos de projetos que aprofundem nossa experiência, mostrando a solidão, o etarismo, e as complexidades das nossas vivências. Só assim conseguiremos uma sociedade mais empática e segura para a nossa comunidade”, ressalta o ator.
Serviço
“Selva: Solidão”
Temporada de 05 de novembro até 27 de novembro
Local: Teatro Ziembinski
Capacidade: 141 lugares
Dias: terças e quartas
Duração: 80 minutos
Classificação: 16 anos
Ingressos (Preços): 40 reais (inteira), 20 reais (meia)
Garanta seu ingresso aqui.