Sentir o cheiro do parceiro pode aliviar o stress, revela estudo

Comer, praticar algum exercício físico, assistir um filme ou escutar música são apenas algumas das diversas opções de aliviar o stress. No entanto, uma pesquisa feita pelo Journal of Personality and Social Psychology, encontrou uma nova forma de dar uma aliviada no mau humor.

Realizada por cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica, o estudo mostrou que sentir o cheiro do parceiro pode reduzir o stress. Para isso, os pesquisadores selecionaram 100 casais heterossexuais que topassem participar do estudo. Os homens receberam uma camiseta limpa para usar durante 24 horas e foram instruídos a não usar nenhuma tipo de perfume durante todo o tempo em que estiverem usando a camisa.

Após as 24 horas de uso, as participantes receberam as camisetas para cheirar. Sem que elas soubessem, as peças poderiam ter sido usadas pelo parceiro, por algum estranho ou estarem limpas. Antes e depois de cheirar as camisetas, as mulheres passaram por testes de stress com eletrodos. O resultado foi que as mulheres que cheiravam a camiseta de seus parceiros, sentiam-se menos estressadas. Além disso, algumas foram capazes de identificar se a camiseta pertencia ao seu cônjuge ou não.

“Muitas pessoas usam a camisa do parceiro ou dorme ao lado na cama junto enquanto o parceiro está ausente, mas nem percebe esses comportamentos”, disse Marlise Hofer, autor do estudo e estudante de graduação no departamento de psicologia da UBC. “Nossas descobertas sugerem que o cheiro de um parceiro, mesmo sem sua presença física, pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar a reduzir o stress”, concluiu.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!