Vereador se recusa a votar por ser o número 24 na chamada

Durante votação nominal na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro sobre a encampação da Linha Amarela pela prefeitura do Rio, via expressa que liga as zonas oeste e norte, o vereador Marcelino D’Almeida (PP) se recusou a proferir o seu voto. O motivo?! Por ser o número 24 na lista de votação. No jogo do bicho, o número é representado pelo veado, o que se tornou motivo de brincadeira preconceituosa e homofóbica entre homens.

A primeira votação foi para saber se os vereadores aprovavam a inclusão de duas emendas ao projeto de encampação da Linha Amarela pela Prefeitura do Rio. Depois de 23 votos sim, foi a vez de Marcelino dar seu voto. E a recusa em ser o vigésimo quarto se repetiu na votação para definir se aprovavam ou não o texto final.

Fernando William (PDT), presidente da Comissão de Ética da Casa, afirmou ao G1 que vai conversar com Marcelino D’Almeida sobre a atitude. “Eu acho um ato infantil, para ser bem claro. E certamente nós vamos conversar com o vereador para que ele evite esse tipo de comportamento. O legislativo é exatamente o equilíbrio, o respeito à diversidade. Vamos discutir o que é importante verdadeiramente para o interesse público e não ficar com brincadeirazinhas ou atitudes que acabam não sendo absolutamente à altura do Poder Legislativo”, disse.

A presidência da Casa também repudiou a atitude de Marcelino. “Uma decisão infeliz, não há razão disso. E qualquer outra implicação não cabe à presidência tomar nenhuma atitude, existe Comissão de Ética”, frisou Jorge Felippe.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!