Universidade de Oxford inicia testes de nova vacina contra HIV em humanos

Universidade de Oxford, na Inglaterra, iniciou nesta segunda-feira (05) os ensaios clínicos para avaliar a segurança, tolerabilidade e imunogenicidade de uma nova vacina que age contra o vírus HIV. Batizada de HIVvonsvX, a vacina tem como foco uma ampla gama de variantes do HIV-1, sendo potencialmente aplicável em diversas cepas de HIV.

Treze adultos saudáveis, HIV-negativos, com idades entre 18-65 e considerados como não apresentando alto risco de infecção, receberão inicialmente uma dose da vacina seguida por uma nova dose de reforço após quatro semanas. Tomas Hanke, professor de imunologia de vacinas do Instituto Jenner, da Universidade de Oxford, e pesquisador-chefe do ensaio, disse: “Uma vacina eficaz contra o HIV é ilusória há 40 anos. Este ensaio é o primeiro de uma série de avaliações desta nova estratégia de vacina em indivíduos HIV-negativos para prevenção e em pessoas vivendo com HIV para cura”.

Enquanto a maioria das vacinas candidatas ao HIV trabalham induzindo anticorpos gerados pelas células B, o HIVconsvX induz as células T do sistema imunológico, direcionando-as para regiões altamente conservadas e, portanto, vulneráveis ​​do HIV. O ensaio faz parte da European Aids Vaccine Initiative, um projeto de pesquisa colaborativo internacional financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa de saúde Horizonte 2020 para pesquisa e inovação. Os pesquisadores esperam poder relatar os resultados do teste até abril do próximo ano.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!