Em São Paulo, diretor de Centro de Detenção é afastado sob acusação de levar detentos para a casa dele

Um diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) Nova Independência, na região Oeste de São Paulo, foi suspenso do cargo no início deste mês por acusações de dar regalias a detentos, inclusive levando alguns deles para a própria casa no horário noturno e também para andar a cavalo.

Segundo informações do jornalista Josmar Jozino, colunista do portal UOL, a Corregedoria da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP) realizou vistoria surpresa na unidade prisional nos últimos dias e constatou irregularidades. De acordo com a publicação, há informações de que, em apenas uma noite, o diretor levou quatro presidiários para a casa dele. Fontes disseram à reportagem que, na versão do diretor, os detentos foram fazer serviços de limpeza na residência. No estado de São Paulo, diretores de presídio moram no mesmo terreno da unidade prisional. Esse era o caso também do diretor do CDP Nova Independência.

O jornalista ressalta que a saída de qualquer preso de uma unidade prisional — mesmo para ser levado legal ou ilegalmente para casa de um diretor — tem obrigatoriamente de ser registrada em livro ata. Esse também é o procedimento para a entrada e saída de qualquer pessoa do presídio, seja funcionário, policial, advogado ou visitante. Ainda de acordo com as fontes, um grupo de prisioneiros tinha outras regalias. Uma delas seria acesso à geladeira.

Em nota, a SAP informou que os fatos estão sendo apurados pela Corregedoria da Pasta e que servidores foram afastados para não atrapalhar as investigações. Já o diretor afastado foi transferido para a Penitenciária 1 de Presidente Venceslau (SP). Caso as irregularidades sejam comprovadas, o diretor suspeito pode responder a processo por peculato (crime cometido por funcionário público que consiste no desvio ou subtração de dinheiro público ou coisa móvel, para proveito próprio ou alheio) e ainda ser demitido.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!