Doritos lança campanha-manifesto protagonizada por Linn da Quebrada em apoio a comunidade LGBTQIA+
“Se eu tatuasse a maneira como eu gostaria de ser chamada na testa, seria o suficiente para que você me acolhesse do jeito que eu sou?” É pela vivência e voz marcante de Lina Pereira, mais conhecida como Linn da Quebrada, que Doritos Rainbow, lança o movimento #RespeitaMinhaIdentidade.
O movimento faz parte da campanha que tem como objetivo dar protagonismo às pessoas trans – um dos grupos mais marginalizados atualmente na sociedade – e provocar uma reflexão e conscientização sobre a liberdade e respeito à identidade de gênero, além do pertencimento do grupo dentro da sociedade. A partir desse contexto, a Doritos Rainbow traz a campanha-manifesto, em uma co-criação com a AlmapBBDO e Raquel Virgínia, fundadora da startup Nhaí, com foco em diversidade, que prestou consultoria e curadoria ao projeto. Tocante e potente, o filme foi criado com pessoas trans, do roteiro até a finalização do vídeo, para garantir que toda a narrativa seja conduzida sob a perspectiva de quem vivencia essa realidade.
Abaixo-assinado
Em março deste ano foi aprovada a criação da nova carteira nacional de identidade que, apesar de incluir o campo para o nome social, obrigatoriamente apresentará campos como “sexo” e “nome de registro”. Segundo a ANTRA, a mudança é excludente para travestis e demais pessoas trans, principalmente aquelas que ainda não tiveram condições ou que enfrentam dificuldades no processo de retificação de nome no país, além de aumentar o risco de serem vítimas de violência ao apresentar um documento com esses marcadores, que muitas das vezes não as representa.
Com o objetivo de dar visibilidade às situações cotidianas que travestis e demais pessoas trans enfrentam na busca pelo reconhecimento de sua identidade e promover ações pela mudança de comportamento em direção a uma sociedade inclusiva, Doritos Rainbow se une à ANTRA por meio de um abaixo-assinado convidando todas as pessoas a assinarem por um RG mais inclusivo e que garanta mais segurança à pessoas trans. Para se juntar ao movimento, é necessário acessar o site e concluir a assinatura.