Luca Kumahara, primeiro mesatenista trans da Seleção Brasileira, é ouro nos Jogos Sul-americanos 2022

Primeiro mesatenista trans da Seleção Brasileira, Luca Kumahara conquistou medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022, no Paraguai, na última quarta-feira (12/10). Essa foi sua primeira competição com a Seleção depois de anunciar a mudança de nome social e a transição de gênero.

É meu primeiro título como Luca, então tem um gostinho especial para mim. Estou muito feliz de ter somado mais uma medalha de ouro para o Time Brasil. Gostaria muito de agradecer ao COB [Comitê Olímpico Brasileiro] e à CBTM [Confederação Brasileira de Tênis de Mesa], que estão dando muito apoio e suporte nesse passo muito importante na minha vida pessoal. Estou muito feliz. Vamos brigar pelo ouro agora em equipes“, disse Luca em entrevista ao site do Comitê Olímpico Brasileiro.

Representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020, Luca ainda joga na categoria feminina neste Sul-Americano e usa uniforme com a letra “C“, referente ao nome antigo, porque legalmente não houve tempo de fazer as alterações burocráticas. “Espero que em breve eu esteja competindo com o L nas costas”, disse recentemente.

Estava com uma ansiedade um pouco grande em relação a isso. Mas todo mundo do COB estava super bem preparado para me chamar de Luca, me tratar no masculino. Fiquei muito confortável, e isso com certeza me fez jogar melhor. Quando você está bem do lado pessoal, a tendência é que você jogue melhor. A tendência é que as coisas corram bem também. Estou muito feliz não só por mim, mas também de ver a postura em relação a isso“, explicou o brasileiro. Parabéns, Luca!

https://www.instagram.com/p/CjeBuh3ueuf/

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!