Marca de lingerie se defende de ataques por usar modelo não-binário com peça sexy em anúncio

A empresa australiana de lingerie de luxo, Honey Birdette se defendeu depois de ser duramente criticada com insultos homofóbicos e transfóbicos após apresentar fotos de um modelo não binário em uma nova campanha publicitária para as redes sociais. As polêmicas imagens foram publicadas no Instagram da empresa, e apresentam o artista e modelo burlesco Jake Dupree usando seu conjunto de três peças Ruby Red, que inclui sutiã, fio dental e suspensórios. 

A reação inevitável envolveu ativistas anti-trans dizendo que a identidade de DuPree é um “distúrbio mental”, enquanto alguns acusaram a empresa de lingerie de odiar as mulheres. Outros disseram que estariam boicotando a marca, tornando-a mais um produto que os LGBTfóbicos raivosos não podem comprar. A direção da empresa, entretanto, defendeu a sua decisão de incluir Dupree com produto da marca e reiterou a postura de tolerância zero com discurso de ódio e bullying.

Honey Birdette se identificou como uma marca “para todos” desde sua fundação em 2006 e emitiu um comunicado dizendo que não toleraria retórica odiosa e que pessoas não conformes ao gênero, incluindo pessoas trans e não binárias, são válidas em suas identidades. “Continuaremos a usar nossa voz para capacitar e apoiar a comunidade LGBTQ+, mulheres e qualquer pessoa que queira se sentir fabulosa em nossa lingerie”, diz a marca. “Embora discussões ponderadas e construtivas sejam importantes para impulsionar a cultura, o discurso de ódio e o bullying não serão tolerados.

Além disso, DuPree disse no Instagram que, apesar da reação dura dos LGBTfóbicos, eles são ainda mais duros. “Quem se expões está sujeito a críticas e opiniões diferentes, mas acho que há uma ponte mais gentil e compreensiva a ser construída entre essas diferenças”, desabafou. “Vou continuar lutando para realizar meus sonhos e objetivos, e sei que isso traz desafios que estão muito além do meu controle. Vista o que você quer vestir, seja quem você realmente quer ser e divirta-se o máximo possível fazendo o que deixa seu coração feliz“, finalizou DuPree.

Confira as fotos

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!