Polícia Civil impede atentato contra estudantes LGBTQIA+ de universidade no Mato Grosso do Sul
Três adolescentes foram apreendidos, nesta quarta-feira (05/04), durante investigação de um possível ataque a estudantes LGBTQIA+ do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Os adolescentes têm entre 16 e 17 anos e são acadêmicos do Campus de Coxim. Apontados como organizadores dos ataques, ele tiveram seus celulares apreendidos e foram afastados das atividades presenciais do Instituto.
De acordo com a polícia, os três planejavam atacar a instituição nesta quarta, mas o plano foi frustrado depois que a polícia realizou mandados de busca e apreensão na casa dos adolescentes. Eles planejaram o ataque por meio de um grupo de WhatsApp, onde havia ainda a foto de duas armas e uma adaga. Nenhum armamento foi encontrada na casa dos adolescentes e não foi possível concluir se a foto da arma era real ou da internet. Apena a adaga foi localizada na casa de um deles e apreendida.
Conforme informações da polícia, a suspeita é que o ataque teria relação com desafio envolvendo jogos online, além de estarem sendo influenciados pelo ataque que aconteceu em uma creche em Blumenau, em Santa Catarina, onde quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas. Após a apreensão dos celulares, a polícia constatou que os adolescentes pretendiam atacar pessoas da comunidade LGBTQIA+. Todos foram ouvidos na delegacia e liberados. As investigações continuarão para identificar e responsabilizar todos os envolvidos no suposto plano de ataque.
Em nota, o IFMS informou que os estudantes foram suspensos e passaram a cumprir as atividade letivas em regime domiciliar, além disso serão realizadas rondas na região do Campus como medida preventiva e de segurança. A instituição ainda reforçou sua missão com a educação, repudiando “qualquer ato de violência ou ameaça à vida de todo e qualquer cidadão.”