VÍDEO: curta-metragem angustiante aborda abuso sexual na igreja católica

O cineasta estadunidense Quinn da Matta, que cresceu na igreja católica e viu abusos de perto, dirigiu o curta-metragem “Into Temptation”, um filme que fala sobre “o trauma do celibato, o conceito de amor proibido e as ramificações do abuso”. No filme, um encontro fatídico reúne um homem chamado Michael (Juan Manuel Salcito) com o padre (Tom McLaren) que abusou dele quando criança duas décadas antes.

Michael luta com os sentimentos complicados que ele foi incapaz de abalar durante toda a sua vida. O que começou como uma história de vingança se torna algo muito mais complexo, um amor inexplicável para ambos os lados que precisarão lidar com a situação do reencontro anos depois.

Into Temptation faz uso do tempo e da memória, com imagens do eu mais jovem de Michael frequentemente aparecendo em sua linha do tempo atual: “O trauma do passado é parte integrante da história, tive que explorar essas partes de sua infância”, diz o cineasta. “Ele ainda vive essas palavras e acredita nessas até hoje. Sua fé cega em seu padre e na autoridade da igreja criou essa realidade”.

Michael encontra o padre que o abusou na infância, o mantém em cativeiro e tenta convencê-lo de que eles se amam, mas o padre resiste às investidas de Michael e a história tem um fim trágico: “A maioria desses agressores são gentis, engraçados, amorosos, atenciosos e charmosos, mostrando com maestria todos esses traços maravilhosos. Assim foi este padre com Michael que nunca o tirou da memória”, diz o diretor. Depois de passar em festivais de cinema em todo o continente, Into Temptation está agora disponível na íntegra online.

Bee 40tona

Você vai curtir!