Primeira mulher trans é coroada Miss Holanda: a caminho do Miss Universo

Rikkie Valerie Kollé foi coroada Miss Holanda 2023, tornando-se a primeira mulher trans a levar para casa o título da competição. Kollé, de 22 anos, que mora em Breda, recebeu a coroa no AFAS Theatre em Leusden no sábado (8 de julho). Vestindo um vestido vermelho justo acima da coxa, a nova Miss Holanda recebeu sua coroa da vencedora anterior Ona Moody e atual Miss Universo, R’Bonney Gabriel dos EUA.

“Eu consegui”, disse Kollé no Instagram após sua vitória, “É irreal, mas posso me chamar de Miss Holanda 2023″. Ela descreveu o processo de competição como “educativo e maravilhoso” e disse que está “muito orgulhosa e feliz” após sua vitória: “Deixei minha comunidade orgulhosa. Sou uma mulher trans e gostaria de compartilhar minha história, mas também sou Rikkie e é isso que conta para mim”.

A vitória permitirá a Kollé competir no Miss Universo 2023, que será realizado em El Salvador em dezembro. Uma data exata para o evento ainda não foi confirmada, mas haverá concorrentes de 24 países se unindo para lutar pelo título de Miss Universo.

Em 2022, a empresária trans Anne Jakrajutatip, CEO do grupo de mídia tailandês JKN e fundadora da Life Inspired For Transsexual Foundation, comprou a franquia Miss Universo – que anteriormente pertencia (tanto em parte quanto na totalidade) ao ex-presidente dos EUA Donald Trump, indiciado em 1996 a 2015. Mulheres trans foram proibidas de competir até 2012, com Ángela Ponce sendo a primeira mulher trans a participar em 2018.

Bee 40tona

Você vai curtir!