Campeão mundial gay de salto com vara Shawn Barber morre aos 29 anos

O campeão mundial de salto com vara, Shawn Barber, que se declarou gay em 2017, morreu com apenas 29 anos de complicações médicas nesta quarta-feira (17) em sua casa em Kingswood, Texas, disse seu agente, Paul Doyle, à mídia que compartilhou a notícia do falecimento de Barber no Instagram um dia após a morte do atleta. Doyle legendou a postagem: “Um amigo que nunca será esquecido. O saltador olímpico canadense Shawn Barber faleceu.”

Barber atualmente detém o título mundial depois de liderar a tabela no Campeonato Mundial de Atletismo de 2015, em Pequim. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro, Barber ficou em décimo lugar “em condições de chuva e vento”. Aos 22 anos, Barber se declarou gay em uma postagem no Facebook e escreveu: ““Gay e orgulhoso! Obrigada aos meus pais por serem um grande apoio. Continuo crescendo como pessoa e tenho um grande grupo de apoio. Meus pais são meu maior apoio e me ajudaram muito recentemente”.

Três atletas olímpicos representaram o Canadá nos Jogos de 2016: as jogadoras de futebol Melissa Tancredi, Stephanie Labbe e Marie-Eve Nault. Nos últimos anos, mais atletas olímpicos surgiram e em 2021 o número de atletas LGBTQ+ mais do que duplicou desde os Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Indiscutivelmente o rosto mais famoso do Team GB, o mergulhador Tom Daly se declarou gay em 2013 inpirando muitos outros a fazerem o mesmo, incluindo o jogador de futebol gay Jake Daniels.

Doyle disse sobre Barber: “Mais do que apenas um atleta incrível, Shawn era uma pessoa de bom coração que sempre colocava os outros à frente de si mesmo. É trágico perder uma pessoa tão boa tão jovem”. Uma postagem em memória de Barber do Departamento de Atletismo da Universidade de Akron, onde foi estudante-atleta no programa de atletismo de 2013 a 2015, afirmou que Barber havia adoecido e estava com problemas de saúde há algum tempo.

O departamento descreveu o atleta olímpico como “um companheiro de equipe e competidor muito querido” com uma “carreira universitária distinta”. Barber, que tinha dupla cidadania norte-americana e canadense, competiu pela primeira vez no salto com vara aos sete anos de idade. Ele aprendeu a se jogar de uma vala em uma fazenda onde morava sua família usando o equipamento antigo de seu pai, algo que ele lembrou ao MileSplit em 2012 como “muito divertido”. Barber deixa sua mãe Ann, seu pai George, um ex-saltador canadense e treinador de salto com vara, e seu irmão David.

Bee 40tona

Você vai curtir!