J.K.Rowling é denunciada formalmente à polícia por transfobia no Reino Unido

India Willoughby, primeira apresentadora transexual da Grã-Bretanha, abriu um boletim de ocorrência contra a escritora J.K. Rowling após a autora de “Harry Potter” fazer uma série de comentários transfóbicos contra Willoughby no X, antigo Twitter, na qual ela se refere à apresentadora como um homem.

Em seu comentário, Rowling escreveu que Willoughby “não se tornou mulher” e que ela faz cosplay. “India não se tornou uma mulher. India está fazendo cosplay de uma fantasia masculina misógina sobre o que é ser uma mulher”, disse a autora de Harry Potter em uma de suas publicações contra a apresentadora. Não satisfeita, Rowling ainda zombou da emissora que a jornalista trabalha.

“J.K. Rowling definitivamente cometeu um crime. Eu sou legalmente uma mulher. Ela sabe que sou mulher e me chama de homem”, contou Willoughby em entrevista ao canal Byline TV. “É uma ofensa direta e seca, no que me diz respeito, e no final das contas, é um crime de ódio. A identidade transgênero é uma característica protegida [pela lei britânica], assim como a raça e a sexualidade”. Ela também disse que ainda não sabe se o episódio será tratado pela polícia como crime de ódio ou difamação.

Após a denúncia de India, Rowling disse ter sido avisada por seus advogados de que a “obsessão de Willoughby contra mim nos últimos anos pode atingir o limite legal para assédio”. “Ignorei esse conselho porque não me incomodaria em dar a India a publicidade que ele tão claramente deseja”, escreveu J.K., novamente se recusando a usar o pronome feminino para se referir a India.

“Consciente como estou de que é um crime mentir às autoridades, terei simplesmente de explicar à polícia que, na minha opinião, India é um exemplo clássico do narcisista masculino que vive num estado de raiva perpétua que ele não pode obrigar as mulheres a aceitá-lo segundo seu próprio valor”, escreveu em outra postagem. “Nenhuma lei obriga ninguém a fingir acreditar que a Índia é uma mulher”, finaliza.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!