Pressionada por bolsonaristas, prefeitura de Niterói cancela show do cantor Johnny Hooker

O show que o cantor e compositor Johnny Hooker faria neste sábado (09/03) no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, pelo Festival ID:Rio 2024, foi cancelado pela prefeitura do município. A medida foi publicada em Diário Oficial na terça-feira (05/03) e surpreendeu a organização do evento.

Em nota nas redes sociais, a equipe de Hooker e do festival se disse surpresa pelo cancelamento e atribuiu a decisão a uma campanha de políticos bolsonaristas, que teriam dado novo destaque a uma fala sua de 2018, em que criticava a censura da peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, estrelada por Renata Carvalho. Nele, diz que Jesus é travesti, bicha e transexual. “Como evento, nos coube buscar o diálogo com a gestão pública para compreender os motivos de tal atitude e, dessa forma, acatar a decisão tomada. O ID:Rio reafirma seu compromisso com a pluralidade, a liberdade de expressão e a energia criativa que move o estado do Rio de Janeiro e que é tão característico de seu povo”, disse, em nota, a organização do evento.

Questionada sobre o que motivou o cancelamento, a prefeitura de Niterói ainda não se pronunciou. Nas redes sociais, o vereador Douglas Gomes e o deputado federal Carlos Jordy, ambos do PL-RJ, publicaram um vídeo intitulado ‘lacrando com o dinheiro público’ onde afirmam que foi a pressão feita por grupos religiosos sobre a prefeitura que resultou no cancelamento. “Encaminhamos um ofício solicitando o cancelamento e também fiz um vídeo que teve uma boa repercussão e rodou em muitos grupos de igreja, acreditando que não é dessa forma que o recurso público deve ser gasto, com uma pessoa que ataca a nossa fé”, afirmou Douglas.

Esta tarde, Johnny Hooker publicou uma nota em seu Instagram comentando o cancelamento do show e afirmando que, embora tenha ganhado todos os processos que a declaração sobre Jesus lhe rendeu, ainda é alvo dos conservadores. No caso de Niterói, ele atribuiu o cancelamento do show à pressão de parlamentares bolsonaristas sobre a prefeitura.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!