DJ terá que fazer curso de 800 horas para exercer profissão, diz projeto de lei aprovado pela Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12/11), um projeto de lei que regulamenta a profissão de DJ. O texto estabelece como requisito para exercer a função a realização de um curso técnico com carga horária de 800 horas numa instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. Para fazer esse curso, será preciso ter pelo menos 16 anos de idade e o ensino médio completo ou em curso. As novas determinações não vão valer para os profissionais que já estejam trabalhando de forma contínua há pelo menos cinco anos nem para o DJ estrangeiro que permanecer até 60 dias no país.

Ainda de acordo com a proposta, a duração do trabalho de um DJ profissional não poderá exceder seis horas diárias e 30 horas semanais. Será assegurado um intervalo para refeição e descanso de, no mínimo, 45 minutos. Horas extras serão remuneradas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal. O tempo de trabalho vai abranger o período de execução ou apresentação perante o público e também o tempo necessário de preparação, incluindo ensaios, pesquisas, estudos e atividades de promoção e de divulgação. O DJ que prestar serviços em condições insalubres ou perigosas receberá o adicional correspondente. Como o projeto sofreu alterações, terá que voltar para o Senado, onde será votado novamente.

Redação Pheeno

O Pheeno.com.br é um portal de notícias, estilo de vida e entretenimento LGBT do Rio de Janeiro, antenado também em tudo que acontece de importante para o segmento no Brasil e no mundo!

Você vai curtir!