Livro infantil sobre criança transexual recebe prêmio literário

O livro infantil Julian Is a Mermaid (Julian é uma sereia) acaba de ganhar o renomado prêmio literário inglês Waterstone Children’s Book Prize. Criado em 2005, a premiação tem como intuito revelar novos talentos da literatura. A obra conta a história de uma criança que vive conflitos por não se encaixar no gênero ao qual foi designado.

Segundo Jessica Love, responsável por escrever e ilustrar a obra, a inspiração veio de um amigo, de 50 anos, que se descobriu trans tardiamente. “Ele já tinha passado da metade da sua vida quando se deu conta de que era trans e poderia viver como o homem que sempre sentiu ser”, contou ao Pink News. O personagem principal do livro tem inspiração na Pequena Sereia da Disney, que também vive em uma realidade com a qual não se identifica. “Há também algo místico sobre sereias. São criaturas mágicas que podem viver entre duas realidades”, disse a autora.

Julian é Uma Sereia também ganhou prêmio Stonewall Book Award de 2019, que premia livros com temática LGBT. Jessica revelou que os pais de crianças LGBTs receberam bem a obra. O livro, no entanto, não tem qualquer previsão de lançamento no Brasil. “Muitos me encontram e agradecem pelo quanto a família precisava dessa representatividade e o quanto isso ajuda as próprias crianças nestas situações a se reconhecerem”.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!