Pessoas HIV+ que contraem varíola dos macacos são hospitalizadas com mais frequência, diz estudo feito nos EUA

Pessoas que vivem com HIV que contraem varíola dos macacos são hospitalizadas duas vezes mais que outros pacientes diagnosticados com o vírus, de acordo com um estudo dos Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos.

Em um relatório publicado na última quinta-feira (08/09), o CDC descobriu que 38% das quase 2.000 pessoas diagnosticadas com varíola entre maio e julho viviam com HIV. Entre 1.300 pacientes com varíola de macaco com dados clínicos mais detalhados, 8% dos indivíduos HIV-positivos foram hospitalizados em comparação com 3% das pessoas sem infecção pelo HIV.

O CDC descobriu que indivíduos portadores do vírus causador da Aids, em particular com baixas contagens de células T, o que indica um sistema imunológico mais fraco e nos quais o vírus não é suprimido, são hospitalizados com mais frequência com varíola. O relatório aproveita para ressaltar que a vacinação contra a varíola dos macacos deve ser priorizada para pessoas HIV-positivas e que têm outras infecções sexualmente transmissíveis.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso da vacina Jynneos/Imvanex contra a varíola e do medicamento Tecovirimat para o tratamento da doença no País. As aprovações foram feitas com base nos dados da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Agência Americana (FDA). Apesar de ter nomes diferentes nos EUA e na Europa, o produto é o mesmo.

O Ministério da Saúde aguarda o envio de 50 mil doses da vacina, adquiridas pelo fundo rotatório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O imunizante, aplicado em dose dupla, será reservado a 25 mil profissionais de saúde que têm contato direto com o vírus. Não há previsão de vacinação da população geral.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!