Na China, homens viram modelos de lingerie após país banir mulheres de usar roupas íntimas online

Empresas especializadas em venda de lingerie via transmissões ao vivo tiveram que inovar na China, após o país instaurar uma nova censura que proibiu mulheres de exibir o corpo em plataformas online. A solução encontrada pelos empreendedores foi substituir as modelos femininas por homens. As imagens de rapazes usando sutiãs e bodies sensuais em lives de varejo viralizaram.

Um dos empresários que recorreu à alternativa foi Sr. Xu, que costuma usar os aos vivos para divulgar as peças do estoque da sua loja. “Pessoalmente, não temos nenhuma escolha. As peças não podem ser usadas por nossas colegas mulheres, então usamos nossos colegas homens para exibi-las“, explicou entrevista ao portal Jiupai News. Em dezembro, por exemplo, a loja do Sr. Xu escolheu um modelo para posar ao vivo com um robe sexy de cetim. O vídeo foi postado no Douyin, uma popular rede social chinesa, e logo atingiu milhares de visualizações. Os comentários foram mistos. “Esta não é uma tentativa de sarcasmo. Todos estão levando muito a sério o cumprimento das regras”, disse ele.

A contratação de modelos masculinos para representar em conteúdos publicitários que seriam direcionados ao público feminino não é nada novo na China. Há, aliás, quem faça carreira no ramo, como o influencer Austin Li Jiaqi. Segundo a CNN, Jiaqi ficou conhecido, em 2018, como o “Rei do Batom”. Na ocasião, Austin vendeu cerca de 15 mil batons em apenas cinco minutos.

O setor de venda de artigos via transmissões ao vivo está em ascensão na China. Segundo a plataforma especializada em dados sobre mercado e consumidores Statist, estima-se que os comércios online baseados em live faturem cerca de 4,9 trilhões de yuan (aproximadamente R$ 3,69 trilhões) em 2023 — valor é quase o dobro do número de 2021.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!