Infecções heterossexuais por HIV ultrapassam casos de gays e bissexuais na Escócia

As novas transmissões de HIV entre pessoas heterossexuais na Escócia estão mais altas do que entre homens gays e bissexuais, pela primeira vez em 10 anos.

De acordo com dados divulgados pela Public Health Scotland nesta terça-feira (26/09), 42% dos novos diagnósticos de HIV no país no ano passado ocorreram entre pessoas heterossexuais, em comparação com 29% entre gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH). Os números também mostraram um aumento de 13% em novos diagnósticos entre héteros desde 2019.

Isto segue as estatísticas divulgadas em 2022 que mostraram a mesma tendência em todo o Reino Unido, onde pessoas heterossexuais representam quase metade (49%) de todos os novos diagnósticos de HIV na Inglaterra em 2020, uma proporção maior do que o HSH (45%).

A instituição de caridade britânica Terrence Higgins Trust (THT) destacou que embora gays e bissexuais sejam “mais impactados pelo HIV, em relação ao tamanho da população”, houve redução de novas transmissões nesta comunidade devido ao sucesso de intervenções como a profilaxia pré-exposição (PrEP), o medicamento que pode impedir alguém de contrair o vírus causador da Aids.

A instituição afirma que a PrEP, o teste de HIV acessível, a disponibilidade de preservativos e a adesão das pessoas que vivem com HIV ao tratamento ajudaram a garantir um declínio de 37% de novos diagnósticos do vítus entre gays, bissexuais e homens que fazem sexo com homens na Escócia desde 2017. Por lá, números da Saúde Pública também mostraram que os níveis de diagnósticos em fase tardia eram ligeiramente mais elevados entre héteros, com 27% dos diagnosticos numa fase tardia, em comparação com 23% de gays e bissexuais.

Simples, de graça e muito eficaz na proteção contra o vírus HIV, a Profilaxia Pré-Exposição começou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2017. Em quatro anos (2018-2021), mais de 52,5 mil pessoas tiveram acesso, pelo menos uma vez, à PrEP no SUS, de acordo com o Ministério da Saúde. Já o número de casos de infecção pelo HIV caiu 11,1% no Brasil entre 2019 e 2021.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!