Antônio Fagundes pede que homens “liberem o butico” pelo Novembro Azul
O Porta dos Fundos lançou uma campanha genial com ninguém menos do que o ator Antônio Fagundes para conscientização do exame que detecta o câncer de próstata, o toque retal, muito temido por homens héteros cisgêneros por associarem a introdução do dedo no ânus à homossexuallidade. A campanha chega em um momento em que o número de casos de câncer cresce no Brasil.
Com texto impecável cheio de baixarias e piadas sobre o c*, Fagundes fala sem pudores sobre “liberar o cuz*nho” e mais uma centena de adjetivos jocosos sobre o ânus, em especial, os que os homens héteros cis usam para falar sobre essa parte do corpo cheia de estigmas. Fagundes abre o jogo com muita leveza e humor, em especial na hora de falar com o médico interpretado por Antônio Tábet, que também apresenta pudores ao falar sobre o ânus.
Vale lembrar que o câncer de próstata atinge homens cis e mulhers trans, ou seja, pessoas com próstata, e ao contrário do que o vídeo diz, o exame não “previne” o câncer, mas o detecta em fases iniciais possibilitando tratamento, que, segundo o cirurgião coloproctologista Vinícius Lacerda, nem sempre é a melhor opção, visto que muitas pessoas podem viver com o tumor por anos e vir a óbito de causas outras, bem como ter uma vida sem necessitar de tratamentos invasivos.
A campanha do Porta dos Fundos pode ser assistida em todas as redes do canal e contém dados importantes sobre a doença que mata 1 pessoa a cada 38 minutos no mundo, sendo o segundo tipo de câncer que mais mata pessoas com próstata, com 15 mil óbitos por ano. Hábitos saudáveis como não fumar, consumir pouco álcool, praticar exercícios e masturbação são meios comprovadamente eficazes na prevenção do câncer.