O amor em tempos de aplicativos de encontro

Os avanços tecnológicos das últimas décadas revolucionaram o jeito das pessoas se conhecerem. Antes, ter um encontro com um cara envolvia um processo demorado. Tudo começava no momento em que você o via em um bar e se animava a convidá-lo para tomar alguma coisa até que, finalmente, conseguia pegar o número dele para, só depois disso, ir embora com a esperança de que ele te ligasse.

Junto com a massificação da internet, as regras foram mudando e os avanços da tecnologia também diminuíram o processo de paquera entre os gays, a ponto de ser, praticamente, inexistente hoje em dia. Porém, muito além da saudade e da polêmica provocada em torno de se é melhor se apaixonar à moda antiga ou não, a verdade é que vivemos na era dos aplicativos de encontros e, atualmente, encontrar alguém é tão fácil quanto deslizar o dedo sobre a tela de um celular… literalmente.

No entanto, será que esse novo sistema é mesmo tão bom?! A resposta varia de pessoa para pessoa. Tem caras que continuam indo a bares em busca da pessoa ideal e outros que acabaram com a memória do celular baixando aplicativos para encontrar a metade da laranja deles. Existem diversas opções, mas, se nos enfocarmos nos líderes desse mercado de apps, podemos fazer um exercício para ver os pontos positivos e negativos de cada um.

Vamos começar com o Grindr, um dos mais conhecidos atualmente. Logo de cara, o Grindr oferece uma busca direta e sem rodeios, através da geolocalização, para te dar informações sobre os caras que estão perto de você. As funções básicas desse app incluem filtros para especificar o tipo de homem que você estiver buscando. Além disso, a fama de “fornecedor de sexo casual” também ajudou a torná-lo muito popular na comunidade gay. Porém, a grande difusão terminou lhe trazendo controvérsias, a mais recente foi o vazamento de dados dos usuários, inclusive o status de HIV positivo. Parece que a segurança não é o forte do Grindr, mas isso é algo que deve ser levado em consideração na hora de fornecer os seus dados pessoais e de contato.

Em seguida vem o SCRUFF, um aplicativo que tem nos surpreendido de forma genuína pela variedade de benefícios que oferece aos seus usuários. O SCRUFF coincide com os seus concorrentes na forma de geolocalizar caras que possam te interessar, porém, apresenta notáveis melhoras no que diz respeito à velocidade e eficiência da sua interface. Só para começar, o SCRUFF permite que o usuário possa entrar em contato com caras a nível global e tenha acesso às estatísticas sobre o tempo que eles demoram a responder. Além disso, para que você esteja sempre bem informado sobre a programação local, o app mantém uma lista atualizada dos eventos e das festas gays que vão ocorrer na sua região.

Outra coisa que merece ser destacada é uma função chamada “Venture”, que facilita a tarefa de fazer contatos na hora de planejar uma viagem, seja ela de férias ou a trabalho. Na nossa experiência testando o SCRUFF, usar a Venture foi como conhecer, de forma antecipada e segura, os lugares que pensamos visitar e entrar em contato com os ”embaixadores”, que são usuários do aplicativo que estão dispostos a orientá-lo sobre as opções de transporte, hospedagem e programas para que você escolha só o melhor do seu destino.

Ainda temos outros aplicativos, como o Jack’d, o Hornet, o Chappy e o Growlr, que apresentam similaridades entre si quanto à proposta de oferecer encontros, mas enfrentam críticas por não controlarem os perfis falsos, inclusive os que te escrevem para oferecer serviços que não têm nada a ver com o que você está buscando nesses apps; o que, sem dúvida, é muito chato, já que ninguém curte entrar em contato com um perfil, na esperança de conhecer alguém interessante, e descobrir que a pessoa não existe ou só está lá para vender um produto.

Depois de testar todos os apps, podemos dizer, sem dúvida, que o SCRUFF é o app de encontro mais completo do mercado. O crescimento notável que ele tem tido é a principal prova disso. O SCRUFF nos surpreendeu bastante porque, além de ser o app mais simples de utilizar, também é o mais inclusivo, o mais dinâmico e o que oferece um buscador com o maior nível de alcance, o que garante que você vai realmente ampliar os seus horizontes na hora de conhecer novos amigos. Se você ainda não tiver o SCRUFF, baixe-o agora mesmo e divirta-se.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!