Vaneza Oliveira, atriz de “3%”, é confundida mulher trans no metrô e sofre ataque

No último domingo, 25, a atriz Vaneza Oliveira, sofreu um ataque transfóbico dentro do metrô de São Paulo. Ela conta que entrou no vagão vestindo uma saia curta e sentou de pernas cruzadas quando um senhor falou em voz alta: “dá pra você tampar suas partes íntimas?” e ela respondeu: “É só você não olhar debaixo da minha saia e não vai ver nada”.

Os dois começaram a discutir quando o homem disse “ninguém é obrigado a olhar pro seu pinto”. Vaneza entendeu que ele queria constrangê-la por achar que ela era uma mulher trans. A triz conta que não é a primeira vez que ela é confundida com uma mulher trans, mas que é a primeira vez que é violentada por isso.

A atriz desabafou em sua conta do Instagram, fazendo o recorte com o mês de março, o mês das mulheres, lembrando que mulheres cis e trans não estão a salvo e que mulheres trans em especial, são atacadas por performarem a feminilidade, portanto, é o ser feminino que é atacado de todo, por isso ela liga o alerta sobre a violência contra a mulher.

Vale lembrar que os casos de feminicídio crescem no Brasil, onde tivemos pelo menos um caso de assassinato de mulheres por dia no ano de 2022, segundo dados da Rede Observatório de Segurança. Os dados não consideram mortes de mulheres trans, embora também sejamos o primeiro do mundo em mortes por transfobia.

Bee 40tona

Você vai curtir!