Brasil tem aumento de mortes de pessoas com HIV por tuberculose, aponta Ministério da Saúde

Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de mortes port tuberculose de pessoas com HIV no Brasil aumentou. Em 2021, foram 284 óbitos, um crescimento de 20,3% em relação a 2020 e de 2,2% em comparação a 2019, pré-pandemia de Covid, segundo mostrou os dados.

Uma das explicações para esse crescimento, de acordo com especialistas, e a dificuldade de acesso ao tratamento e a restrição de despesas com saúde após a criação do teto de gastos, que passou a valer em 2017. Além disso, os dados divulgados apontam que doença segue sendo a que mais mata, respondendo por 1 a cada 3 mortes de pessoas com o vírus. Ao todo, em 2021, o país registrou 5.072 mortes por tuberculose, alta de 11% em comparação ao ano anterior (4.569). O Ministério revelou ainda que, em 2022, houve uma redução na quantidade de testagens para o HIV. Além disso, foi o ano com maior percentual da redução de cura da doença nesse público.

A enfermidade aparece entre as doenças infecciosas que mais matam no mundo, atrás apenas da Covid. A transmissão acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com a doença ativa.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!