DENÚNCIA: Influenciadores atacam pessoas trans em podcast (conteúdo sensível)
Os influenciadores Abner Dantas e Cássius Ogro deram um show de ataques transfóbicos com piadas absurdas sobre a primeira personagem trans da DC Comics, criada por Rachel Pollock, que acaba de falecer no último dia 7. No podcast em que os dois apresentam juntos, eles fazem piadas criminosas sobre pessoas trans envolvendo seu corpo, genitais e orientação.
Abner começa: “acho que faz todo sentido uma super-heroína trans, porque todo super-heroi esconde a verdadeira identidade”. Ogro continua: “Eu nunca soube que existia uma heroína trans, mas quando soube ela virou minha heroína favorita, porque acho que ela tem o melhor disfarce”. Não tarda até Dantas seguir: “estou pensando em criar uma heroína trans, vai se chamar Girl-man, a arma dela é tirar o pinto e jogar nos outros”.
Dantas ainda insiste em afirmar que pessoas trans não vivem uma realidade: “O Batman tem o cinto de utilidades, a minha vai ter o pinto de utilidades, como ela é um homem que se vê como uma mulher, o maior arquirrival dela vai ser a realidade”. Os comentários bizarros e criminosos continuam, Ogro diz: “qual seria a criptonita dela?” e o amigo responde: “errar o pronome, toda vez que errarem o pronome dela, ela desmaia”.
Lembramos que em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela criminalização da homofobia e da transfobia, que passaram a ser enquadradas pela Lei de Racismo. Na decisão, a Corte definiu como crime condutas que “envolvem aversão odiosa à orientação sexual ou à identidade de gênero de alguém”.