ABSURDO: Bandeira LGBT é arrancada da fachada do Theatro Municipal
SÃO PAULO – O jornalista Juliano Dip denunciou em suas redes um absurdo ocorrido na última quarta (14) ao receber um vídeo onde a bandeira do Orgulho LGBT é arbitrariamente retirada das instalações externas do Theatro Municipal. Os funcionários do teatro foram pegos de surpresa com a ordem de retirar a bandeira, que anualmente fica exposta durante todo o mês de junho, mês do orgulho LGBT.
Dip disse em suas redes que procurou a Sustenidos, gestora do Theatro Municipal de SP, que o informou que a bandeira foi retirada pela equipe da Fundação teatro, sem concordância da gestão, afirmando que a Sustenidos apoia a causa LGBTQIA+ e que ele deveria fala com a Fundação para entender o processo.
Procurada, a Secretaria Municipal de Cultura não soube explicar o caso. Dip afirmou que um grupo de “pessoas LGBTQIAPN+, artistas e trabalhadoras do Complexo Theatro Muninipal de SP” denunciou a atual direção da Fundação por cometer um ataque direcionado aos LGBTs e a todas as pessoas que defendem políticas de diversidade”.
Trata-se de uma denúncia feita por meio de nota pública pelos funcionários que acusam Abraão Mafra, diretor geral da Fundação Theatro Municipal de ir pessoalmente às varandas e ao telhado do Theatro e retirar a bandeira. Em nota, a Prefeitura de São Paulo disse que “a remoção da bandeira se dá pela rotatividade de atividades do teatro que requer alterações constantes em sua fachada”.