Claro é condenada a indenizar casal gay por atendimento discriminatório em loja

Por constatar discriminação no atendimento, a 1ª Vara do Juizado Especial Cível de Campinas (SP) condenou a Claro a indenizar em R$ 20 mil um casal gay que foi impedido de entrar em uma loja da empresa de telefonia.

Segundo informações do portal Conjur, o casal foi até um estabelecimento da Claro para tratar sobre suas linhas telefônicas, mas não puderam ser atendidos juntos, sob a alegação de que deviam respeitar os procedimentos de segurança contra a disseminação da Covid-19. Apesar de a gerência lhes permitir apenas o atendimento separado, os autores perceberam que outros casais heterossexuais foram atendidos juntamente. Após questionaram a conduta, os dois foram retirados da loja pela segurança do shopping, e mais tarde formalizaram reclamação.

Para a juíza Thais Migliorança Munhoz Poeta, os autores comprovaram o atendimento discriminatório, por meio de fotos dos outros casais heterossexuais, registro da reclamação feita e boletim de ocorrência. Já a Claro não produziu qualquer prova em sentido contrário. “Condutas como a praticada pelo réu inibem, e muito, um saudável desenvolvimento social, uma vez que muitos homossexuais negam e escondem sua orientação em decorrência do medo de sofrerem agressões e passarem por situações como à que o [autor] foi submetido. E, dessa forma, deixam de viver sua vida de forma plena, já que são obrigados a reprimir sua sexualidade, parte essencial de sua individualidade e sem a qual o indivíduo jamais será inteiramente feliz“, destacou a juíza.

A orientação sexual do indivíduo, patrimônio íntimo de sua personalidade e que merece a devida tutela jurídica, não pode e não será motivo para que homofóbicos disseminem seu ódio infundado de forma deliberada. Cabe ao Poder Judiciário, portanto, com base em seus princípios e valores constitucionais, acolher a vítima do preconceito e punir o ofensor, com o fito de amparar a comunidade LGBT como um todo“, pontuou.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!