Na Escócia, alunos a partir dos quatro anos podem escolher com qual sexo se identificam

Na Escócia, crianças a partir dos quatro anos poderão escolher um gênero diferente na escola, sem o consentimento de seus pais. A lei, que já está em vigor, faz parte de um acordo com as novas diretrizes de inclusão LGBTQIA+ elaboradas no país.

Os professores estão sendo instruídos a não questionar o pedido de uma criança para usar um novo nome ou usar um banheiro diferente, e para respeitar e apoiar qualquer decisão sobre a identidade de gênero que o aluno possa tomar. “As escolas primárias precisam ser capazes de atender às necessidades desses jovens para garantir que eles tenham um ambiente seguro, inclusivo e respeitoso para aprender”, diz o guia de 70 páginas, públicado nesta semana. 

Se um jovem na escola diz que agora quer viver como um menino, embora seu sexo atribuído ao nascer fosse feminino, ou deseja viver como uma menina, embora seu sexo atribuído ao nascimento fosse masculino, é importante fornecer apoio e ouvir o que eles estão dizendo. Se outras pessoas negarem isso, pode ter um impacto prejudicial no bem-estar, nos relacionamentos e no comportamento do jovem e isso geralmente fica claro para os professores, pais e responsáveis”, afirma.

O guia ressalta que nem sempre é responsabilidade do professor dizer à família que seu filho tem uma nova identidade de gênero, caso isso lhes causar sofrimento. “É melhor não compartilhar informações com os pais ou responsáveis ​​sem considerar e respeitar os pontos de vista e os direitos do jovem”, recomenda. O guia diz ainda que não confirmar os estereótipos é “uma parte saudável e normal do crescimento” e não significa que uma criança é transgênero. Além disso, as escolas também estão sendo incentivadas a incluir livros com pessoas trans no currículo e a considerar a adoção de uniformes de gênero neutro, informou o Irish Post.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!