“Eternos”: Filme da Marvel ganha classificação indicativa +18 na Rússia por conta de personagem gay

De acordo com o site russo de filmes Kino Metro, “Eternos“, aguardado filme da Marvel dirigido por Chloé Zhao (Nomadland) recebeu classificação indicativa de +18 na Rússia. O motivo é a orientação sexual de Phastos, interpretado por Brian Tyree Henry, que será abertamente gay, terá um marido e um filho.

O site afirma que além da classificação indicativa, a Rússia ainda pode censurar e alterar referências aos LGBTQIA+, como uma cena em que há um beijo entre Phastos e seu marido, interpretado pelo ator gay libanês Haaz Sleiman, que revelou a sexualidade do personagem em uma entrevista ao portal NewNowNext. Isso se dá por conta de uma lei aprovada no pais em 2013, onde pessoas que “promoverem relações sexuais não tradicionais” entre menores de 18 anos podem ser multadas e presas. Desde que aprovada, a lei foi criticada pelo Conselho da Europa, Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, Nações Unidas e vários outros grupos de direitos humanos, já que é uma lei discriminatória que incentiva a homofobia.

Com isso, “Eternos” é o primeiro filme do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) a ser classificado de forma mais restritiva. O mesmo aconteceu em 2017 com o live-action norte-americano de “Power Rangers“, que tem uma personagem lésbica. A estreia de “Eternos” está marcada para 5 de novembro de 2021, no Brasil.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!