CONDENADO! Nikolas Ferreira deverá pagar R$ 80 mil a Duda Salabert por crime de homofobia

Condenado! O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi condenado, nesta quarta-feira, em processo movido pela também parlamentar Duda Salabert (PDTMG). Em 2020, quando os dois ainda eram vereadores de Belo Horizonte, o bolsonarista deu uma entrevista insistindo em usar pronomes masculinos ao se referir a Salabert com intuito de insultá-la.

Por este motivo, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decidiu pela condenação, em primeira instância, e indenização no valor de R$ 80 mil. Em novembro de 2020, ao jornal Estado de Minas, Ferreira afirmou: “Eu ainda irei chamá-la de ‘ele’. Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é“.

Nessa época, a então vereadora entrou com ação por injúria racial e indenização por danos morais, julgada procedente pelo TJMG: “Assim, se as pessoas transgênero têm direito de se apresentar à sociedade da forma como se enxergam, logo, também têm direito de ser tratadas e respeitadas por terceiros de acordo com sua identidade de gênero. A negativa de reconhecimento da identidade de gênero configura, portanto, ato ilícito passível de responsabilização por dano moral”, diz trecho da sentença.

No final de março deste ano, Nikolas protagonizou uma angustiante cena no plenário ao usar microfone usando uma peruca se dizendo pessoa trans e que seu nome era Nikole. O ato transfóbico não é o primeiro protagonizado por Ferreira, que insiste em atacar pessoas trans em seus discursos.

Bee 40tona

Você vai curtir!