Homem é condenado por atirar em residentes LGBT de uma vila inteira

EUA – Um homem de Montana foi condenado a 18 anos de prisão após sua condenação por crime federal de ódio e acusações de porte de arma de fogo relacionadas a uma “missão autodescrita para livrar a cidade de Basin de sua comunidade lésbica, queer e gay”, disseram autoridades.

Segundo a CNN, John Russell Howald foi condenado em fevereiro por disparar um rifle do tipo AK na casa de uma mulher que se identificava como lésbica, disse o Departamento de Justiça dos EUA em um comunicado à imprensa. A mulher estava dentro de casa durante o incidente de março de 2020. Howald estava armado com dois rifles de assalto, um rifle de caça, duas pistolas e vários cartuchos de alta capacidade.

“Esperando que ele a tivesse matado, Howald partiu em direção a todas as outras casas ocupadas por pessoas que se identificam como lésbicas, queer ou gay”, disse o comunicado. Alguns moradores que conheciam Howald o localizaram e o detiveram por tempo suficiente para que um delegado do xerife do condado de Jefferson respondesse, disseram os promotores.

Ele foi preso no dia seguinte, armado com uma pistola carregada e uma faca. “No carro de Howald, os policiais encontraram um rifle estilo AR e um revólver. A sentença de 18 anos de prisão de Howald, a ser seguida por cinco anos de liberdade supervisionada, foi anunciada durante o Mês do Orgulho e ocorre quando a Campanha de Direitos Humanos declarou estado de emergência nacional para a comunidade LGBTQ+ nos EUA.

Howald esperava inspirar ataques semelhantes em todo o país, disse a procuradora-geral assistente Kristen Clarke, da Divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça. “O Departamento de Justiça continuará a defender vigorosamente os direitos de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual, de estarem livres da violência alimentada pelo ódio”, disse Clarke no comunicado.

Bee 40tona

Você vai curtir!