Grupo Pela Vidda destaca a importância de Lorna Washington na luta contra HIV e Aids no Brasil

O Grupo Pela Vidda RJ, dedicado há 34 anos à valorização, integração e dignidade das pessoas vivendo com HIV e Aids no Rio de Janeiro, manifestou publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento de Lorna Washington. Desde os anos 1980, Lorna participava ativamente de campanhas para financiar a pesquisa e a prevenção do vírus, mesmo não sendo HIV+, desempenhando, inclusive, um papel fundamental no início do grupo, fundado em 24 de maio de 1989, pelo escritor Herbert Daniel.

Lorna desempenhou um papel fundamental no início do Grupo Pela Vidda RJ. Seu comprometimento em visitar o Hospital Gaffrée e Guinle durante os primeiros dias da epidemia da AIDS não apenas aquecia os corações dos doentes, mas também oferecia um raio de esperança em meio à escuridão que envolvia aquele momento sombrio. Na época em que não havia medicação e o tratamento se resumia a cuidados paliativos para aqueles em estágio terminal, Lorna era um farol de solidariedade e amor“, diz o grupo.

Suas contribuições para a comunidade LGBT e para a conscientização sobre o HIV/AIDS foram inestimáveis. Seu ativismo incansável ajudou a derrubar barreiras e preconceitos, e sua presença nos lembra da importância da diversidade e do respeito pelas diferenças“, continua a nota. “Neste momento de luto, lembramos com carinho e gratidão por tudo o que Lorna Washington fez por aqueles que mais precisavam. Ela pode ter partido, mas seu espírito e legado permanecerão conosco, guiando-nos na busca por um mundo mais inclusivo e compassivo”.

Vice-presidente do Grupo Pela Vidda, Rene Júnior também lamentou a morte da artista. “Lorna Washington não foi apenas um transformista; ela foi uma estrela que brilhou intensamente por um breve momento e que, se dependesse de nós, continuaria a iluminar nossas vidas eternamente. Seu legado é marcado por uma dedicação incansável às causas que abraçou, especialmente ao Grupo Pela Vidda RJ (GPV-RJ) e à luta contra o HIV/AIDS“, disse Rene.

À família, amigos e a todos que foram tocados pela luz de Lorna, enviamos nossas mais profundas condolências. Que encontrem conforto na lemória de uma vida vivida com paixão, coragem e amor. Descanse em paz, Lorna Washington”, finalizou o comunicado.

Confira a nota na íntegra

VEJA + LORNA WASHINGTON NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!