Rio ganha novo posto para testagem de varíola dos macacos; nos próximos dias, serão inaugurados mais dois

O Rio de Janeiro ganhou, nesta terça (23/08),  mais um posto avançado de coleta de material para testagem de casos suspeitos de monkeypox. A nova estrutura fica ao lado da Unidade de Pronto Atendimento do Colubandê, na cidade de São Gonçalo, Região Metropolitana. O serviço funciona todos os dias, exceto fins de semana.

Esta é a segunda unidade aberta para ampliar a rede de testagem. A primeira foi inaugurada na sexta-feira, no Instituto de Assistência dos Servidores do Estado, no bairro do Maracanã, Zona Norte da capital. A coleta de material é realizada apenas em pacientes encaminhados pelas unidades de saúde, após exame clínico que indique a suspeita de contaminação. Os pacientes só serão testados após a notificação do Sistema de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde e, por isso, não haverá atendimento clínico nesses locais.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, nos próximos dias, serão inaugurados mais dois postos. Um  em Nova Iguaçu, atendendo também aos demais municípios da Baixada Fluminense. E, uma quarta unidade funcionará no Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, também na capital.

Até a manhã desta terça-feira, dados oficiais da Secretaria de Saúde apontam 445 casos confirmados da doença, popularmente conhecida como varíola dos macacos.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!