Bolsonarista, dono de bar em Ipanema proíbe atendimento a casal gay: “Quem vestia verde e amarelo bebia livremente”
O dono de um bar em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, proibiu os funcionários de atenderem um casal gay, nesta quarta-feira (07/09). O arquiteto e designer Fernando Pimentel e o marido, o advogado Rafael Monteagudo, frequentadores do Bar Popeye, decidiram tomar uma cerveja depois da praia na tarde de ontem, quando foram surpreendidos pela negativa.
Segundo informações do jornal O Globo, um dos funcionários afirmou que não estava autorizado a servir bebidas para gays por determinação do sócio do estabelecimento. Sem acreditar, Fernando e Rafael procuraram a pessoa responsável pela ordem, identificada como Milton Caruso de Freitas, que confirmou a negativa.
O casal, então, deixou o lugar para evitar confronto e registrou boletim de ocorrência na delegacia. “Os ecos das falas machistas de Bolsonaro chegaram aos restaurantes e botecos do Rio, onde frequentadores que não vestiam as cores do exército do presidente sofreram diversas formas de constrangimento. No Popeye, quem vestia verde e amarelo, bebia livremente”, desabafou o casal.
Em nota, o Bar Popeye não confirmou e nem negou a acusação. Apesar disso, ressaltou que repudia “todo e qualquer ato discriminatório, quiçá alegada prática de homofobia nas dependências daquele estabelecimento comercial“. A publicação afirma também que o local “possui nos seus quadros de funcionários uma absoluta pluralidade de identidade de gênero, sendo totalmente incorporada a questão de extirpar os efeitos danosos de todas as formas de homofobia no local de trabalho e, sobretudo, em todas as partes da sociedade mundial.”
“Por fim, relevante se faz externar a mais irrestrita solidariedade ao público LGBTQIAPN+, pautando-se o estabelecimento comercial supracitado no somatório de condutas pela construção de uma sociedade igualitária, livre de qualquer forma de discriminação“, concluiu a nota.