Sargento gay consegue licença paternidade inédita de 6 meses

Um sargento da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), abertamente homossexual, conseguiu direito à licença paternidade por seis meses, para cuidar da filha, o fato ocorreu no mesmo mês em que um policial militar maranhense morreu após denunciar homofobia e tortura dentro da corporação. O caso é inédito na PMPE e as informações são do Portal Metrópoles.

“Mostrei que minha família existe e preferi não me esconder”, afirmou o sargento ao portal. A bebê Sofia é filha do PM Valdi Barbosa com o professor de inglês Rafael Moreira, e foi fruto de fertilização in vitro com barriga solidária. A licença paternidade foi obtida após o PM protocolar um requerimento, que passou por diversas secretarias dentro da corporação, depois foi encaminhada a Secretaria de Defesa Social do estado.

Com o processo já na Procuradoria-Geral de Pernambuco, após cinco meses de espera, dando tempo para o nascimento da bebê Sofia, o PM juntou a licença conseguida com seu período de férias, mais alguns benefícios somando o tempo total de afastamento de oito meses. Ele conseguiu usufruir do benefício até o fim.

A sentença saiu em julho do ano passado, e foi assinada pela juíza do 4º Juizado Especial da Fazenda Pública da Capital, Nicole de Faria Neves. Valdi e Rafael tiveram Sofia em junho de 2022. A irmã de Valdi, Rosilene, foi quem serviu de barriga solidária para dar à luz a pequena. O óvulo foi de uma doadora anônima e o esperma, de Valdi.

Bee 40tona

Você vai curtir!